Caminhada ecológica de verdade

Caminhada ecológica de verdade vai muito além de um simples passeio pelo mato.

Ela é ao mesmo tempo e na realidade, um instrumento de recreação e de educação ambiental crítica, utilizando a visita criteriosa a ambientes naturais variados como forma de apresentar ao participante a riqueza do patrimônio socioambiental, de enfatizar a ele a importância da conservação e de despertar o seu interesse em contribuir mais ativamente para isso.

Assim, além das belas paisagens e dos encantamentos proporcionados pelos componentes naturais (florestas, rios, pássaros, etc.), o adepto das verdadeiras caminhadas ecológicas usufrui de enriquecimento cultural e reflexões críticas, de eventuais ligações emocionais com o que vivencia,  de autoconhecimento, de interação interpessoal de qualidade e até a possibilidade de superação de limitações individuais.

No Ecoando®, seguimos à risca essa conceituação das caminhadas ecológicas. Até porque, o tema da dissertação de mestrado de seu coordenador (“Educação Ambiental e Ecologismo na Trilha das Caminhadas Ecológicas”), foi não apenas a pioneira caracterização dessa atividade, mas também a análise científica de sua metodologia de trabalho e da eficácia de seus resultados.

Se você tiver interesse em saber mais sobre esse estudo e sobre as caminhadas ecológicas (de verdade!), clique em: http://www.uff.br/cienciaambiental/dissertacoes/CGSantos.pdf.