Dicas, regulamento e etc.

Nesta seção, você encontrará informações importantes sobre o que levar nas caminhadas e também sobre as regrinhas de participação.

Bom proveito!

 

Materiais e alimentação aconselháveis

Vestimenta:

Roupas leves e claras;

Tênis ou bota de caminhada, com meia;

Agasalho (dependendo da época do ano e do local visitado);i

Capa de chuva;

Boné ou chapéu;

Sunga ou biquíni.

 

Equipamento

Mochila confortável e resistente;

Lanterna (com pilhas extras);

Repelente (recomendamos os de alta eficácia);

Filtro solar;

Bastão de caminhada;

Óculos escuros (anti-UV).

 

Alimentação

Água (de 1 a 2 litros por pessoa);

Frutas;

Biscoitos;

Sanduíches;

Castanhas;

Etc.

 

Regulamento das atividades

1) As atividades descritas na programação e em outros materiais informativos do Ecoando®, estão classificadas pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como “Turismo de Aventura”. Assim sendo, envolvem riscos avaliados, controlados e assumidos, que podem ocasionar acidentes e até levar à morte. A assinatura do participante (ou seu responsável, no caso de menor) no Termo de Conhecimento de Riscos, cujo texto encontra-se no próximo capítulo, expressa seu total conhecimento e aceitação de tais riscos, além das informações relacionadas anteriormente (sobre as atividades, níveis de dificuldade, material e alimentação aconselháveis, etc.) e também dos avisos do(s) guia(s) a respeito das características e peculiaridades dos roteiros.

2) Os inscritos nestas atividades (abaixo assinados em Termo de Conhecimento de Riscos) comprometem-se a acatar e seguir as determinações do(s) guia(s) do Ecoando®, com relação à condução, segurança e disciplina, e às técnicas de atenuação de impactos socioambientais da mesma, desde o momento dos seus primeiros pontos de encontro até os encerramentos.

3) Desistências comunicadas com até 15 dias de antecedência às atividades darão direito ao ressarcimento de 90% da quantia eventualmente paga. Após este prazo, incluindo faltas, a devolução será de 80% (com base em decisão do Supremo Tribunal de Justiça – STJ – a respeito de restituições a desistentes de pacotes turísticos, disponível em: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/11/desistencia-de-pacote-turistico-da-direito-reembolso-de-80-diz-stj.html). Obs.: esta regra vale igualmente para reservas feitas através de compromisso verbal ou virtual (caso em que o desistente ou faltoso não ficará desobrigado ao pagamento do percentual de 10% ou 20%).

4) Em caso de chuva no dia das atividades a participação torna-se facultativa (exceto viagens ATP* e corredeiras).

5) O tempo de duração das atividades é variável. A duração informada na programação e neste documento é mera estimativa. A tolerância máxima de atraso ao(s) ponto(s) de encontro é de 15 minutos. Caso desrespeitado este prazo, o participante passará a ser considerado desistente.

6) A idade mínima para participação nas atividade é de 8 anos. Até os 15 anos, é obrigatório o acompanhamento de um responsável. Menores desacompanhados deverão apresentar autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

7) Apesar de não ser obrigatório, é esperado que o participante tenha se submetido a uma avaliação médica antes de se engajar às atividades do Ecoando®, assim como também é desejável o acompanhamento médico regular na hipótese de sua continuidade nos eventos. Já no caso de maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas incapacitantes, é condição indispensável à participação a apresentação de atestado médico (especificar textualmente o objetivo: caminhadas ecológicas). É facultada ao guia, mesmo fora dos casos acima, a solicitação deste documento.

8) Devido ao fato de os participantes de atividades realizadas no ambiente silvestre estarem sujeitos a ferimentos (em geral escoriações) e a picadas de insetos potencialmente portadores de doenças (como mosquitos, carrapatos, etc.), é recomendável o correto uso de repelentes de alta eficácia durante os passeios, além de vacinação preventiva (contra o tétano e a febre amarela, por exemplo).

9) Com o objetivo de resguardar a segurança e o bem-estar dos participantes – além de assegurar o compromisso de qualidade dos serviços para com estes -, a coordenação e guias do Ecoando® reservam-se o direito de alterar, substituir, abreviar, estender ou cancelar atividades, roteiros e trajetos – parcial ou totalmente, com ou sem prévio aviso -, em função da variabilidade do ambiente silvestre, da meteorologia, da violência urbana, de mudanças nas políticas administrativas dos locais visitados e de outros fatores que exijam este procedimento.

10) É vedado aos inscritos:

10.1) fazer coletas de qualquer espécie nos locais visitados, ainda que para fins didáticos;

10.2) fumar durante os deslocamentos. O fumo, apesar de desaconselhável no ambiente silvestre, é permitido apenas nas paradas. Recomenda-se, neste caso, que o fumante posicione-se de modo a não incomodar os colegas com a fumaça de seu cigarro, trazendo de volta a guimba apagada.

10.3) levar animais domésticos às atividades ou alimentar animais silvestres;

10.4) portar ou consumir bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes antes ou durante as atividades.

11) Os proprietários dos automóveis voluntariamente engajados nos passeios receberão o valor referente ao custo do serviço de transporte por cada vaga eventualmente disponibilizada a outros participantes, desde que essa relação tenha sido previamente estabelecida entre as partes (Ecoando®/coordenador-proprietários de automóveis engajados). Em contrapartida, esses mesmos motoristas se comprometem a dirigir com responsabilidade, não consumir bebidas alcoólicas antes ou durante os deslocamentos rodoviários e, na volta, deixar seus passageiros o mais próximo possível de suas casas, no município de Niterói. Os mesmos deverão ainda arcar com a totalidade dos custos relativos a seus veículos (combustível, peças, pedágios, manutenção, estacionamento e eventuais perdas e danos) e à sua direção, isentando o prestador do serviço e eventuais passageiros de quaisquer ônus. É facultado ao guia a avaliação das condições do veículo e a competência do condutor.

*ATP – à toda prova (atividade realizada mesmo com chuva, desde que viável).

 

Termo de conhecimento de riscos

Os participantes abaixo assinados em documento próprio declaram:

  1. Ter total conhecimento e aceitação da atividade proposta, do(s) respectivo(s) nível(eis) de dificuldade, das características do(s) roteiro(s), da íntegra do regulamento e de outras informações contidas no anverso do referido documento, além dos avisos e determinações passadas pelo(s) guia(s), isentando este(s) e o prestador do serviço de qualquer responsabilidade quanto à não observância de tais dados e cuidados, e quanto à ocorrência de variáveis alheias à vontade e/ou ao controle daqueles;
  2. Assumir ter condições físicas, psicológicas e experienciais adequadas às exigências da atividade em questão, independentemente de portar doença não incapacitante ou deficiência física;
  3. Permitir o uso de sua imagem em material informativo impresso e/ou digital do Ecoando®, além de matérias jornalísticas impressas ou virtuais