Protocolos de segurança sanitária

Nesta seção, relacionamos os cuidados preventivos que adotamos nas atividades do Ecoando®, contra o novo coronavírus. E, assim, também demonstramos nosso rigor maior com a proteção e o bem-estar de nosso público e a coletividade, especialmente nestes tempos de pandemia e de negacionismo.

Tais cuidados, que se dividem em 5 categorias, foram elaborados com base em informações de órgãos de saúde e autoridades científicas, para justamente dar mais segurança aos participantes e a outras pessoas e grupos.

Importante: apenas a parte 1 desses protocolos é obrigatória aos participantes, ficando as demais sob responsabilidade maior do Ecoando® e de seu coordenador.

Em caso de dúvida, estamos à disposição.

1. Protocolos obrigatórios aos participantes:

1.1. O participante deverá desistir da atividade, caso o próprio ou pessoas de seu relacionamento próximo apresentem sintomas gripais (como febre, tosse, etc.) ou suspeita de Covid 19 (que incluem também perda de olfato e/ou de paladar). Nestas hipóteses, não haverá qualquer ônus pela desistência.

1.2. Usar máscara ou assemelhado desde o ponto de encontro até a finalização da atividade – e da maneira correta (ou seja, cobrindo boca e nariz). Excetuam-se as pausas para hidratação e alimentação, momentos em que a máscara poderá ser retirada, mas somente após comunicação prévia ao guia ou pelo guia, e desde que mantido o distanciamento mínimo de 10 metros entre as pessoas. O mesmo em eventuais banhos de rio ou de mar, quando será permitida a retirada momentânea da máscara – mas desde que respeitado o distanciamento mínimo de 10 metros em relação a outrem.

1.3. Trocar a máscara de três em três horas (ou mais, se tiver tratamento antiviral), ou antes (caso fique umedecida). Manuseá-la cuidadosamente, apenas pelas extremidades e após higienização das mãos. Jamais tocá-la pela parte da frente, ou reutilizá-la no mesmo dia ou ainda compartilhá-la com outrem.

1.4. Portar quantidade de máscaras proporcional ou preferencialmente superior ao número de horas de duração da atividade, considerando o item anterior.

1.5. Acondicionar as máscaras usadas em saco ziploc individual oferecido gratuitamente pelo guia (no caso de fazer uso do nosso transporte). Fazer a higienização das mãos a cada manuseio.

1.6. Manter distanciamento mínimo de 2 metros de outras pessoas, quando de máscara, e de 10 metros no mínimo, quando sem máscara (vide as três únicas situações previstas para tal, no item 1.2.)

1.7. Fazer a higienização frequente das mãos com soluções alcoólicas a 70% (spray ou gel, disponibilizados pelo guia ou próprios), ou com água e sabonete líquido.

1.8. Quando a bordo do Andarilho (a minivan do Ecoando), manter as janelas abertas o tempo todo.

1.9. Ainda sobre o Andarilho: fica proibido o consumo de líquidos e alimentos, além da troca da máscara, a bordo do mesmo. Em compensação, serão oferecidas paradas para tais consumos e eventuais trocas, fora do veículo, mantendo o distanciamento mínimo de 10 metros entre os participantes.

1.10. Em ambientes de grande movimentação (ex: lanchonetes e banheiros) e apenas quando não for possível evitá-los, deve-se evitar tocar com as mãos nuas em superfícies de uso comum (como balcões, torneiras e botões de descarga). Sugere-se o uso de papel toalha ou papel higiênico em tal manuseio, higienizando bem as mãos após o contato.

2. Protocolos preventivos preliminares (a cargo do prestador do serviço):

2.1. monitoramento da situação sanitária do local visitado, com informação sobre indicadores aos participantes;

2.2. Prioridade para recebimento de pagamentos através de transferência bancária;

2.3. Incentivo ao uso de automóvel particular, preferencialmente, ou carro de aplicativo e táxi, quando necessário, ao invés do ônibus, para eventualmente acessar e/ou deixar pontos de encontro e finais de caminhadas;

2.4. Envio (através de meios eletrônicos) e apresentação virtual (site) de documentos e de informações sobre as atividades e os locais visitados aos participantes;

2.5. Investigação sobre o estado de saúde dos participantes e de pessoas próximas, além de atenção ao próprio estado de saúde do coordenador/guia. Em caso de dúvida e ao menor sinal de mal-estar ou de sintomas suspeitos, proíbe-se a participação ou cancela-se a própria atividade.

3. Protocolos em pontos de encontro/busca (a cargo do prestador do serviço e, no item 3.2, dos participantes):

3.1. Aferição remota da temperatura dos participantes;

3.2. Manutenção do distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas;

3.3. Franca disponibilização de álcool em gel ou spray;

3.4. Obrigatoriedade no correto uso da máscara e no distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

4. Protocolos durante as atividades (a cargo do prestador do serviço e, opcionalmente, dos participantes)

4.1. Vigilância na obrigatoriedade do correto uso da máscara e do distanciamento mínimo de 2 ou 10 metros (dependendo da situação) entre as pessoas.

4.2. Recomendações de segurança, como falar pouco e evitar o contato físico.

5. Protocolos se segurança no Andarilho (a minivan do Ecoando – apenas quando este for contratado e a cargo do prestador do serviço):

5.1. Higienização prévia e minuciosa do interior do automóvel a cada viagem (chave, maçanetas, botões, bancos, cintos de segurança, consoles, câmbio, volante, revestimentos, tapetes, etc.);

5.2. Franca disponibilização de álcool em gel, álcool 70 em spray e lenços de papel;

5.3. Adoção de pedágio automático;

5.4. Redução na lotação (de 7 para 3 – preferencialmente – ou 4 ocupantes, já contando o motorista/guia);

5.5. Vigilância na obrigatoriedade das janelas abertas, ao invés do uso do ar condicionado;

5.6. Disponibilização gratuita de uma máscara por participante, acondicionada em embalagem ziploc e acompanhada de outra embalagem do mesmo tipo (esta para acondicionamento seguro de máscaras usadas) – exceto para usuários de transporte próprio.

5.7. Higienização da sola dos calçados com álcool 70 em spray, antes de cada embarque. Oferecimento, sempre que possível, de locais onde os participantes possam tomar banho e/ou trocar de roupa, antes do reembarque.

5.8. Vigilância na obrigatoriedade do correto uso da máscara e na proibição de consumo de alimentos e bebidas a bordo do veículo.

5.9. Suspensão do fornecimento do serviço de bordo.

5.10. Paradas em locais considerados seguros, para o consumo de líquidos e alimentos fora do veículo, além do uso de banheiros e também eventuais trocas de máscaras (vide itens 1.8 a 1.10).

Fontes:
INEA: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/RESOLU%C3%87%C3%83O-INEA-N%C2%BA-200.pdf

FIOCRUZ: https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download.

PREFEITURA DE NITERÓI: http://www.niteroi.rj.gov.br/downloads/PDF_SITE_CORONAVIRUS.pdf e https://coronavirus.niteroi.rj.gov.br/#/main/dyview/open-pdf/%3Fhttps:%2F%2Fmobilex.blob.core.windows.net%2Ffiles%2FPROTOCOLO_DISTANCIAMENTO.pdf/Protocolos%20de%20Distanciamento/0