Avisos e notícias

27/09/2020 – SITE DO ECOANDO EM ATUALIZAÇÃO

Informamos que o site do Ecoando está sendo inteiramente atualizado, para mostrar como nossa organização está enfrentando a pandemia e também lidando com o movimento de retomada gradual e responsável de suas atividades.

Por isso, você notará que algumas seções foram suprimidas, alteradas ou substituídas por outras, além de incluídas novas seções.

Entre estas, estão os Protocolos de segurança sanitária e o Regulamento e termo, páginas que ganharam independência das outras para informar, de forma transparente e honesta, nossos cuidados na prevenção da Covid-19, o funcionamento de nossas atividades durante a pandemia e a relação segurança/risco das ações adotadas.

Da mesma forma, as antigas Atividades do trimestre e Programação semestral, foram substituídas pela seção Programação, que ficou mais enxuta e versátil para ajudar no monitoramento dos níveis de contaminação dos locais a serem visitados.

Nesta, já tivemos a ousadia de marcar quatro atividades para o mês de outubro, na esperança de que tudo corra dentro das melhores expectativas. No entanto, ressaltamos que ao menor sinal de problemas, cancelaremos sem hesitar.

A propósito, a atividade do próximo sábado (3), será o repeteco da Travessia Itapebussus-Mar do Norte, cujos detalhes estão naquela mesma seção. Só há duas vagas e mesmo assim para quem for em carro próprio, pois as vagas no Andarilho (a minivan do Ecoando) já estão completas. Assim, se alguém quiser participar, precisa se adiantar (inclusive para eventualmente integrar lista de espera).

Outra atualização importante do site é a adoção da ordem alfabética na apresentação das seções, para facilitar e agilizar a busca pelo que se deseja.

Esperamos que você curta essas atualizações, além de nos dizer o que achou delas. E que também se anime a fazer conosco algumas das atividades agendadas.

Desejamos uma ótima semana.

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

21/09/2020 – NOTÍCIAS SOBRE A RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DO ECOANDO

Informamos que, no último dia 17, demos início à retomada gradual, criteriosa e reduzida de nossas atividades. Ela se deu com a Travessia Itapebussus-Mar do Norte, em Rio das Ostras, e com apenas duas ecoandistas.

Isso nos animou a continuar com esse movimento de soerguimento, muito em função da forma responsável e rigorosa que adotamos para tal, e também devido à urgência em se promover a volta do contato direto com a natureza.

Afinal de contas, precisamos muito saldar parte desse déficit de natureza causado por meses de isolamento social.

Por isso, já no próximo sábado (26), pretendemos realizar outro roteiro, o Circuito Interno Lagoa Vermelha, no Parque Estadual da Costa do Sol/APA de Massambaba*, entre Araruama e Saquarema. E seguindo os protocolos aprimorados da atividade anterior.

Caso você tenha interesse em participar desse passeio de aproximadamente 14 quilômetros de extensão, sem grandes desníveis e com muita coisa bonita e interessante para conhecer, entre em contato conosco o mais breve possível, para receber mais informações e garantir logo a sua vaga. O limite para reserva, será a próxima quinta-feira, 24.

Aproveitamos a oportunidade para relacionar, a seguir, alguns esclarecimentos sobre os ajustes que estamos sendo obrigados a fazer no funcionamento de nossas atividades.

1) O valor de cada passeio precisou ser majorado para cobrir principalmente os custos do transporte, de maior peso nos cálculos, já que o número mínimo de ocupantes no Andarilho (a minivan do Ecoando) passou de 3 para 2, em função da segurança.

Por outro lado e pela mesma razão, serão oferecidos polpudos descontos para quem usar carro próprio – mas somente após as duas vagas no Andarilho estiverem preenchidas e até  o limite máximo de participantes.

2) Também por causa dessa possibilidade de contar com outros carros para os deslocamentos, o número máximo de participantes em cada atividade passou de 2 para 4, considerando aqueles que usarão transporte próprio.

3) Como são poucos os roteiros que ainda consideramos mais seguros para este momento da pandemia, eles serão alternados e repetidos enquanto houver interessados – e enquanto a situação sanitária não melhorar significativamente. Daí, se você não puder participar dos primeiros agendamentos, não se preocupe: em breve eles retornarão à programação – seja em finais de semana ou dias de semana.

4) Por esse mesmo motivo e também devido às incertezas sobre as condições sanitárias de cada local a ser visitado (os quais são monitorados apenas na semana das respectivas atividades), ainda não podemos estabelecer uma programação mais longa de passeios e sequer uma divulgação mais ampla dos mesmos.

5) Estamos estudando roteiros viáveis e suficientemente seguros na modalidade de atividade “associados: grátis”, em municípios vizinhos. Isso porque, continua a proibição para atividades externas de agências de turismo em Niterói, o que nos impede de atuar aqui. Planejamos anunciar em breve o primeiro desses passeios, que terão igual rigor nas regras de prevenção ao novo coronavírus.

6) Em caso de dúvida sobre a segurança sanitária dos locais visitados, inclusive eventual aumento na frequência de visitantes aos mesmos (o que eleva os riscos de contaminação), não pensaremos duas vezes em cancelar os respectivos passeios. Fica o alerta.

Contamos com a compreensão de todas e todos a essas incontornáveis readequações e cuidados. Entretanto, se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, ficaremos muito gratos em ouvi-las.

Desejamos uma ótima semana e uma entrada de primavera mais branda para todos nós.

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

* As trilhas das unidades de conservação estaduais estão abertas a atividades como as nossas (desde que pautadas por rigorosos protocolos preventivos e algumas restrições), desde o dia 17 de agosto, segundo Resolução do Inea (disponível, em: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/RESOLU%C3%87%C3%83O-INEA-N%C2%BA-200.pdf).