Avisos e notícias

03/08/2020 – ECOANDO SE PREPARA PARA CELEBRAR ANIVERSÁRIO E PARA A RETOMADA GRADUAL DE SUAS ATIVIDADES

Entre os dias 15 e 22 deste mês, o Ecoando completa 27 anos de existência.

Por isso e também para valorizar essas quase três décadas de resistência, de perseverança e de resiliência (mesmo frente a uma pandemia!) -, faremos três celebrações alternativas: uma caminhada ecológica, um encontro virtual e um concurso (também virtual) de fotos.

A caminhada ecológica, no dia 15 (se tudo correr dentro do esperado), será na Ilha do Pontal, no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), no Cafubá, com todo o rigor sanitário e de segurança exigidos contra o novo coronavírus (como: grupo extremamente reduzido, distanciamento entre participantes, obrigatoriedade no uso de máscara, etc.).

A mesma marcará simbolicamente tanto a celebração do aniversário de 27 anos da organização, em trilha, quanto também o recomeço gradual e criterioso das caminhadas do grupo, suspensas desde março por conta da pandemia. O roteiro é bem leve, curto e cênico, ou seja, ideal para o recomeço.

O segundo evento será o tradicional Encontrando especial de aniversário, mas desta vez alternativo, por se realizar a distância e digitalmente, como forma de prevenir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

O encontro se dará no dia 20 de agosto, quinta-feira, das 18h às 20h, através do Google Meet, e é aberto a quem quiser participar.

Nele, ecoandistas e mesmo quem nunca participou das atividades do grupo poderá se conhecer, conversar, se inteirar da dinâmica socioambiental do Ecoando ou simplesmente confraternizar ou matar as saudades do bate-papo com os colegas de caminhada. O coordenador também falará um pouco sobre a jornada de 27 anos da organização e apresentará fotos históricas.

O link da reunião será liberado para quem o solicitar, a partir das 17h30 do dia do encontro, pelo WhatsApp: (21) 99155-8777.

Já o terceiro evento, o concurso virtual de fotos, já está valendo. O mesmo é aberto a quem tiver participado de qualquer atividade do Ecoando, desde a sua fundação, em 1993, até a última caminhada antes da quarentena, que aconteceu 14 de março.

Podem concorrer fotos digitais ou digitalizadas, com tamanho mínimo de 300 dpi. As mesmas deverão ser enviadas por e-mail (cassioecoando@gmail.com) ou WhatsApp (21 99155-8777) até às 21h do dia 14 de agosto.

Não há limite de fotos por participante, mas todas elas deverão ter sido tiradas em eventos ecoandistas (caminhadas, viagens, encontros sociais, etc.), pelo próprio concorrente (que autoriza tacitamente o uso e a divulgação de suas obras em publicações e plataformas digitais do Ecoando, com o devido crédito de sua autoria).

Serão premiadas três fotos, escolhidas pela coordenação do grupo com base em dois critérios: (1) relevância do tema e (2) técnicas de fotografia (foco, enquadramento e luz). A primeira colocada ganhará o livro Guia de Trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, a segunda, uma camiseta comemorativa e, a terceira, um vale-caminhada.

Participe e convide sua turma a participar de quantos eventos puder. Para mais informações ou esclarecimentos, é só nos procurar.

Desejamos uma ótima semana!

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador