Avisos e notícias

22/08/2019 – PARABÉNS, ECOANDO!

Há exatos 26 anos, na Pedra do Cantagalo, em Niterói, começávamos nossa longa e rica caminhada.

Tanto tempo, que o Ecoando pode ser considerado a mais antiga e consolidada iniciativa em caminhadas ecológicas do Brasil, resultado de muita dedicação, perseverança e amor. Resultado também da contribuição e participação de pessoas que acreditaram em nosso trabalho e tiveram afinidade com nossas propostas.

Que venham então, pelo menos, mais 26 anos de trocas saudáveis, de respeito ao meio ambiente e de conhecimento crítico.

Nosso muito obrigado a todas e todos que contribuíram para o sucesso dessa empreitada!

Cássio Garcez
Coordenador

22/08/2109  – TRAVESSIA PRAIA DO CANTO-AZEDINHA À ESPERA DE NÚMERO MÍNIMO

Embora as previsões do tempo para o sábado (24), em Búzios, estejam bem desencontradas (enquanto alguns portais de meteorologia estimam tempo encoberto, outros falam em pequena chance de chuva), avaliamos que as condições estão tendendo à melhora.

Por isso, estamos querendo confirmar a Travessia Praia do Canto-Azedinha, nesta data. No entanto, para isso, precisaremos de pelo menos mais um participante, pois ainda não alcançamos o número mínimo.

Daí, para incentivar quem estiver indeciso, faremos a promoção “convide e ganhe”. Ou seja, a cada convidado inscrito, quem convidou ganhará 25% de desconto neste passeio. E o melhor: além de não haver limite de convidados, o ganhador do(s) desconto(s) poderá repassar ou dividir com aqueles seu(s) bônus. Legal, não?!

Mas, importante: essa promoção vai até às 14h de amanhã apenas. Corra e convide quantas pessoas quiser, então!

Desejamos um ótimo final de semana.

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

18/08/2019 – TRAVESSIA PRAIA DO CANTO-AZEDINHA É O PROGRAMA DO ECOANDO NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

No próximo sábado (24), inauguraremos a Travessia Praia do Canto-Azedinha, em Búzios.

Nesta viagem bate e volta do Ecoando, faremos uma caminhada mais cultural por locais de grande beleza, interesse histórico e geológico, e riqueza cultural. E cujas informações a esse respeito – sintetizadas e pesquisadas com rigor científico -, serão repassadas pelo guia aos participantes.

Além desses atrativos, o grupo poderá escolher entre duas canjas, sem custo adicional: um tour no Andarilho (a minivan do Ecoando) por outras grandes atrações de Búzios (entre elas, mirantes e outras praias, como a do Forno e João Fernandes) ou a visita à Casa da Flor (esta a depender do horário).

Veja abaixo as informações básicas sobre essa atividade. Os dados completos (exceto horário de busca, que será definido mais próximo à data), estão em: https://www.ecoando.eco.br/atividades-do-bimestre/ e https://www.facebook.com/pg/ecoando.caminhadas/events/?ref=page_internal.

Preço para associados do Ecoando®: R$ 265,00
Preço para não associados do Ecoando®: R$ 295,00
Obs.: desconto de 10% nas duas primeiras inscrições
Transporte opcional: NÃO HÁ (já incluso)

Duração estimada: DIA INTEIRO
Nível de Dificuldade: 3 (LEVE, PERCURSO CURTO, OBSTÁCULOS E SUBIDAS SIMPLES)

Descrição do local: a orla entre a Praia do Canto e a Praia da Azedinha, pode ser considerada a síntese cultural, paisagística e histórica de Búzios, pela riqueza de componentes cênicos de grande beleza, de histórias (como de piratas, baleeiros e outras) e de acontecimentos culturais marcantes. Embora seja urbanizada e bastante movimentada, ainda guarda muito de suas características naturais originais, especialmente na Azedinha.

Itinerário: embarque em Niterói com destino a Búzios. Desembarque e início da caminhada nas proximidades da Rua das Pedras, em direção à Praia do Canto. Percurso ora pela areia, ora pela Orla Bardot, com visita a pontos de interesse e repasse de informações variadas (história, geografia, geologia, etc.). Banho de mar na Praia da Azedinha, caso haja condições para tal. Retorno pelo mesmo trajeto até a Rua das Pedras, onde serão sugeridos restaurantes para almoço. Logo a seguir, período para compras. Tour opcional por mirantes e outras praias (como Brava e João Fernandes) ou visita à Casa da Flor, em São Pedro da Aldeia (esta a depender do horário). Retorno a Niterói e fim da atividade no desembarque dos participantes.

Itens inclusos: transporte, seguro-viagem, serviço de bordo, orientação de guia credenciado através do ambiente natural e cultural, informações sobre os locais, eventuais primeiros socorros, repelente de alta eficácia, carga para celular.
Itens não inclusos: alimentação além da especificada, material individual, eventuais ingressos, seguro de trilha.

Materiais específicos necessários: reforço na proteção contra o sol. Levar sunga, maiô ou biquíni (quem quiser tomar banho de mar), roupa de reserva, agasalho, capa de chuva
As reservas deverão ser feitas preferencialmente até a quinta-feira (22), data em que enviaremos outra mensagem com as previsões da meteorologia.

Importante: como esta é uma caminhada experimental (por ser uma viagem mais urbana e cultural), a quantidade de adesões a ela será decisiva para adotarmos ou não outras atividades como esta. Daí, ficamos na torcida para quem curte esse tipo de passeio, prestigiá-lo para podermos dar continuidade a eles.

Desejamos uma ótima semana.

Abraços,

Cássio Garcez
Coordenador

18/08/2019 – ECOANDO COMEMORA SEUS 26 ANOS COM ATIVIDADE MULTIFACETADA E FESTIVA

O Ecoando, instituição niteroiense de caminhadas ecológicas e educação ambiental, comemorou hoje seu aniversário de 26 anos de fundação com uma atividade multifacetada e festiva, em Itaipu.

Misto de caminhada ecológica e recuperação de área degradada no Morro da Peça (área integrante do Parque Estadual da Serra da Tiririca – Peset), esta atividade também teve como objetivo a confraternização entre adeptos e simpatizantes do grupo, além de mobilização em prol de instituição filantrópica.

A mesma contou com uma adesão de mais de 20 participantes – entre eles, crianças -, que doaram aproximadamente 40 quilos de alimentos não perecíveis, que serão repassados a instituição filantrópica.

O grupo plantou 22 mudas de espécies nativas da região em área que foi destruída por um incêndio em janeiro deste ano, com o apoio e a participação da chefia e de guardas-parque do Peset. Tal área se junta a outra, contígua, que vem sendo recuperada com sucesso pela organização e seus voluntários, desde 2014.

Assim, depois do plantio, o grupo foi conduzido pelo guia ecológico e coordenador do Ecoando, o psicólogo Cássio Garcez, até mirante natural rochoso no mesmo morro, onde foi feito um sorteio de brindes e pequena palestra sobre pré-história, geografia, geologia e curiosidades da região.

Lá de cima os participantes também puderam apreciar as vistas da Serra da Tiririca, da Lagoa de Itaipu e das ilhas oceânicas de Niterói, além de outras belezas naturais.

Finalizada a caminhada, o grupo esticou até o restaurante 7 Grill, a poucos metros do Morro da Peça, para continuar a confraternização – desta vez com o estômago forrado e a sede aplacada.

Enfim, uma comemoração de aniversário ao mesmo tempo diversificada, ecossolidária, singela e deliciosa.

Nossos agradecimentos a quem participou dela e assim doou, plantou e confraternizou conosco. E também ao pessoal do Peset, especialmente o Maurício Castro, seu diretor, pela parceria de qualidade e o apoio de sempre.

Igualmente, nosso muito obrigado às empresas que patrocinaram a confecção das camisetas doadas aos participantes da caminhada. São elas:
Antiqua Homeopatia;
Campimar – Camping, Pesca e Mergulho;
Rocha Manutenção de Automóveis;
7 Grill Restaurante.

Que venham muitas outras comemorações como esta.

Vida longa e próspera ao Ecoando e aos ecoandistas (seus adeptos)!

Cássio Garcez
Coordenador