Regulamento e termo

Nesta seção, você terá acesso a dois documentos indispensáveis à participação em todas as atividades do Ecoando®: o Regulamento das Atividades (durante a pandemia) e o Termo de conhecimento de riscos.

Ou seja, para poder participar de qualquer caminhada, passeio ou viagem do grupo, você precisa conhecer o que diz cada um desses documentos, além de expressar sua aceitação a eles através de mensagem eletrônica (ao endereço: cassioecoando@gmail.com) ou telefônica (torpedo / WhatsApp, para: 21 99155-8777).

Embora saibamos o quanto é chata essa burocracia, esclarecemos que não podemos fugir dela, já que o que está em jogo são fatores tão cruciais quanto a segurança dos participantes, os riscos envolvidos e as responsabilidades compartilhadas. Por isso, contamos com a sua compreensão e adesão.

Em caso de dúvida, estamos à disposição.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES (DURANTE A PANDEMIA)

1) As atividades da programação do Ecoando®, estão classificadas pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como “Turismo de Aventura”. Assim sendo, envolvem riscos avaliados, controlados e assumidos, que podem ocasionar acidentes e até levar à morte. O conhecimento e a aceitação desses fatos pelo participante, além da assunção de corresponsabilidade diante dos mesmos, serão comprovados através de sua concordância expressa por e-mail ou mensagem de texto telefônico (torpedo / WhatsApp), ou ainda assinatura física, ao conteúdo dos seguintes documentos: (1) o presente Regulamento da Atividade, (2) Protocolos de Segurança Sanitária em Atividades do Ecoando® e (3) Termo de Conhecimento de Riscos (apresentado em documento a seguir).

2) Os inscritos nas atividades do Ecoando® (cuja comprovação de participação se dará por documentação fotográfica e correspondência eletrônica / texto telefônico), comprometem-se a acatar e seguir as determinações do(s) guia(s) do Ecoando®, com relação à condução, segurança, disciplina e técnicas de atenuação de impactos socioambientais da mesma, assim como a obedecer integralmente à primeira parte dos Protocolos de Segurança Sanitária, desde o primeiro ponto de encontro até o encerramento das respectivas atividades.

3) Desistências comunicadas com até 15 dias de antecedência às atividades darão direito ao ressarcimento de 90% da quantia eventualmente paga. Após este prazo, incluindo faltas, a devolução será de 80%. Excetua-se o pagamento de mensalidades de associados e também os casos em que o participante ou pessoas próximas a ele apresentarem sintomas gripais ou de Covid-19, o que dará direito à devolução integral dos valores pagos.

4) Em caso de chuva no dia da atividade a mesma poderá ser cancelada, mas somente após avaliação do guia.

5) O tempo de duração das atividades é variável. A duração informada na programação e neste documento são meras estimativas. A tolerância máxima de atraso ao(s) ponto(s) de encontro ou de busca é de 15 minutos. Caso desrespeitado este prazo, o participante passará a ser considerado desistente.

6) A idade mínima para participação nas atividade é de 8 anos. Até os 15 anos, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.

7) Apesar de não ser obrigatório, é esperado que o participante tenha se submetido a uma avaliação médica antes de se engajar às atividades do Ecoando®, assim como também é desejável o acompanhamento médico regular na hipótese de sua continuidade nos eventos. Já no caso de maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas incapacitantes, é condição indispensável à participação a apresentação de atestado médico (especificar textualmente o objetivo: caminhadas ecológicas). É facultada ao guia, mesmo fora dos casos acima, a solicitação deste documento. Vide Protocolos de Segurança Sanitária em Atividades do Ecoando®.

8) Devido ao fato de os participantes de atividades realizadas no ambiente silvestre e também fora dele estarem sujeitos a ferimentos, a picadas de insetos potencialmente portadores de doenças e ao risco de contágio pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), é recomendável o correto uso de repelentes de alta eficácia durante os passeios e vacinação preventiva (contra o tétano e a febre amarela, por exemplo), além de obrigatório o uso de máscara, do distanciamento mínimo de 2 a 5 metros e de outras medidas de segurança e de etiqueta sanitária consagradas pelos órgãos de saúde, enunciadas na parte 1 dos Protocolos de Segurança Sanitária.

9) Com o objetivo de resguardar a segurança e o bem-estar dos participantes – além de assegurar o compromisso de qualidade dos serviços para com estes -, a coordenação e guias do Ecoando® reservam-se o direito de alterar, substituir, abreviar, estender ou cancelar atividades, roteiros e trajetos – parcial ou totalmente, com ou sem prévio aviso -, em função da variabilidade do ambiente silvestre, da meteorologia, da violência urbana, de mudanças nas políticas administrativas dos locais visitados e de outros fatores que exijam este procedimento.

10) É vedado aos inscritos:
10.1) fazer coletas de qualquer espécie nos locais visitados, ainda que para fins didáticos;
10.2) fumar durante os deslocamentos.
10.3) levar animais domésticos às atividades ou alimentar animais silvestres;
10.4) portar ou consumir bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes durante as atividades.
10.5) desrespeitar as regras previstas na parte 1 dos Protocolos de Segurança Sanitária em Atividades do Ecoando®.

11) Os participantes que optarem participar da atividade abrindo mão do transporte oferecido pelo Ecoando® (seja por sua livre e espontânea vontade, seja por falta de vagas neste), declaram isentar esta organização, seu coordenador e guia(s) de qualquer responsabilidade e custos em relação a essa decisão e às suas consequências.

TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCOS


Os participantes da respectiva atividade declaram, através de correspondência eletrônica (e-mail), mensagem de texto telefônico (WhatsApp / torpedo) ou assinatura física abaixo:

1. Ter total conhecimento e aceitação da atividade proposta, do(s) respectivo(s) nível(eis) de dificuldade, das características do(s) roteiro(s), da íntegra do Regulamento da Atividade, da obrigatoriedade em se seguir a primeira parte dos Protocolos de Segurança Sanitária em Atividades do Ecoando e de outras informações repassadas anteriormente, além dos avisos e determinações passadas pelo(s) guia(s), isentando este(s) e o prestador do serviço de qualquer responsabilidade quanto à não observância de tais dados e cuidados, e quanto à ocorrência de variáveis alheias à vontade e/ou ao controle daqueles;

2. Assumir ter condições físicas, psicológicas e experienciais adequadas às exigências da atividade em questão, independentemente de portar doença não incapacitante ou deficiência física;

3. Assumir e se corresponsabilizar com o prestador do serviço em relação aos riscos inerentes à atividade em si, além daqueles relacionados à possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus, mesmo com a adoção de critérios de segurança nas atividades do Ecoando®.

4. Permitir o uso de sua imagem em material informativo impresso e/ou digital/virtual do Ecoando®, redes sociais e página da organização, além de matérias jornalísticas impressas ou virtuais.